Peixe Lapa

24-12-2014 18:21

 

Nome comum: Come Algas Chinês, Peixe Ventosa de Hong-Kong, Peixe Borboleta, Peixe Lapa.

Família: Balitoridae.

Sub-Família: Balitorinae.

Ordem: Cypriniformes.
Biótopo: aquários com correntes rápidas, e fundos pedregosos.

Distribuição: Este da Ásia, China.
Forma: Corpo espalmado, corpo em forma de ventosa, a boca fica na parte inferior os olhos na parte superior.

Tanto as barbatanas de trás como as da frente são curtas estão preparadas para se fixarem nas pedras. A barbatana caudal é pequena e serve para nadar com mais rapidez.

Coloração: apresenta um manto uniforme de cor vermelha escuro, com um fundo de cor café, as barbatanas são mais escuras. Tem a capacidade de se fazer parecer com o local onde se encontra, escurecendo ou aclarando a sua cor, consoante está numa rocha escura ou clara.

Tamanho: Atinge um máximo de 12 cm, em aquário o seu tamanho é inferior.
Diferenças sexuais: Não são conhecidas diferenças.

Temperatura: 18-24ºC.
Agua: Macia ou pouco dura PH 7 a 7.5 bem oxigenada.
Aquário: Se quiser instalar um aquário especifico para eles recomenda-se um com o mínimo de uns 60 – 80 l para cinco exemplares. É recomendável criar uma boa corrente de água, simulando o seu habitat natural e oxigenar muito bem a água.

Podem-se por no aquário troncos e várias pedras planas, eles gostam de escorregar por elas.

Alimentação: Omnívoro, prefere o alimento vivo ou congelado, como larvas de mosquito. Também se alimenta de algas e de detritos orgânicos, também aceita alimento em flocos ou alimento de fundo.

Prefere alimentar-se em zonas planas (pedras grandes, troncos) onde pode instalar-se melhor com as suas barbatanas. Por isso é uma opção recomendável, dispor pedras e troncos, planos, para que se possam cobrir de algas, e onde se pode colocar comida, para facilitar o melhor acesso a ela, porque as vezes podem surgir, disputa entre ele e outros peixes.

Reprodução: Não são conhecidos casos de sucesso.

É um peixe muito pacífico, com as outras espécies, mas entre eles, por vezes pode haver disputas territoriais, as disputas baseiam-se em sinais intimidadores e pequenas perseguições, mas são incapazes de fazerem mal uns aos outros. Dentro do aquário pode-se ter vários machos, sem haver qualquer tipo de problema.

DarkMoon