Escalares
Família: Ciclídeos
Pterophyllum scalare
Distribuição geográfica: América do sul
Rio Amazonas e alguns dos seus afluentes.
Comprimento: Até 120 mm.
Comprimento do aquário: 100 cm.
Dieta: Vermes, crustáceos, insectos, derivados de plantas, e alimentos secos.
Temperatura da água: 22-30ºC.
Compatibilidade: Tanque comunitário em que não existam peixes pequenos.
As elegantes linhas deste peixe fazem dele um peixe de fácil identificação.
Desde a descoberta do peixe original prateado com riscas pretas, foram desenvolvidas diversas variedades com cores diferentes para o aquário.
A forma do seu corpo não é típica de um ciclídeo, este peixe é bastante comprimido lateralmente, o que lhe permite passar facilmente entre as folhas das plantas aquáticas.
As suas barbatanas dorsal e anal bastante altas encontram-se mais afastadas entre si do que é normal, as barbatanas ventrais são finas estruturas ósseas.
Os escalares podem atingir até aos 15 cm de comprimento e cerca de 20 cm de altura.
São peixes calmos e amigáveis tem a particularidade de se moverem e pararem a grande velocidade.
São dos peixes mais bonitos que existem para aquário contudo são muito difíceis de se reproduzir.
Os escalares gostam de se esconder nas plantas aquáticas e de as usar como pontos de observação. Não devem coabitar com peixes roedores de caudas pois os escalares tem barbatanas muito compridas e frágeis.
Técnicas de Reprodução
O escalar é um peixe muito difícil de reproduzir mas existem algumas técnicas que embora não sejam garantidas podem sempre dar bons resultados.
Primeiro é muito difícil distinguir os machos das fêmeas fora da época de reprodução. Nessa época eles distinguem-se porque a fêmea apresenta o oviducto (uma espécie de tubo por onde saem os ovos) mais saliente do que o do macho. Quando dentro de um aquário comunitário dois escalares estão muito juntos um do outro e se isolam do resto do grupo isso quer dizer que estes formaram um casal. A fêmea perto da altura da postura começa a limpar uma folha, uma pedra plana ou ás vezes o vidro do aquário quer dizer que está pronta para desovar. Os peritos aconselham a mudar o casal para um outro aquário com apenas uma folha larga ou uma pedra para eles depositarem os ovos. A água deve estar a uma temperatura de cerca de 25ºC e 30ºC.
Depois da fêmea por os ovos e de o macho os fecundar aconselha-se a mudar o casal para o aquário comunitário e por uma bomba de ar a oxigenar os avos mas sem a bolhas de ar tocarem nos ovos. Quando eclodirem alimenta-los com comida própria para peixes recém nascidos em pouca quantidade. Ter cuidado e manter uma luz acesa no aquário para os pequenos peixes não entrarem em stress e se matarem contra a areia do fundo do aquário. Quando os bebes escalares tiverem cerca de 7 meses estão prontos para se reproduzirem.
AquaScalare