Como iniciar um Aquário

21-12-2014 15:55

Para quem se vai iniciar no mundo da aquariofilia existem sempre inúmeras questões que para as quais a resposta por vezes até é bastante simples, aqui está descrito de uma maneira muito simples de como se pode iniciar um aquário.

Como Iniciar um Aquário?

A meu ver existem vários factores que devem-se ter em conta antes de se iniciar um aquário, temos que ter em conta a sua localização dentro da nossa casa, que tipo de aquário vamos pretender, se um Biótopo, Plantado, Comunitário… Depois de termos tomado estas decisões, ou pelo menos pensarmos que as tomamos, então sim ir comprar o equipamento, onde temos muito por onde escolher desde capacidades, marcas, etc., passo a fazer referência a alguns deles:

- Filtragem: Deve ser de pelo menos cinco vezes o volume total da água do aquário sendo o mais aconselhável de oito vezes, lógico que mais potencia também não faz mal, só que pode criar muita corrente dentro do aquário e algumas espécies de peixes não gostam de muita corrente e para um plantado a agitação da superfície em demasia é prejudicial pois origina uma maior perda de CO2.

- Aquecimento: Deve ser pelo menos de 1W por litro, devendo nos aquários de grande volume ser o aquecimento repartido por mais do que um só aquecedor.

- Iluminação: Sobre iluminação muito se pode dizer, apenas vou deixar aqui um breve comentário. Para aquários plantados devemos ter 1W por litro, podendo a iluminação ser feita com lâmpadas fluorescentes ou com HQI, para aquários sem grandes exigências de iluminação, regra geral, chega a iluminação que os Kits trazem.

Também em função do aquário que pretendemos temos que ter em atenção o substrato, pois podemos utilizar substrato fértil para plantados ou apenas areão de rio, por exemplo.

Finalmente, como iniciar um aquário:

Primeiro lavar muito bem o vidro por dentro, mas nada de detergentes ou algo parecido, apenas água. Depois lavar muito bem o substrato se for caso disso e até mesmo fervêlo se achar necessário. Colocar o areão dentro do aquário, colocar água até mais ou menos a meio do aquário, colocar as plantas e os artigos decorativos, sendo conveniente existir um esboço prévio do layout que desejamos que o nosso aquário venha a ter, colocar o resto dos equipamentos e por fim acabar de encher o aquário de água. Ligar todos os equipamentos e deixar o aquário ciclar pelo menos durante duas semanas, devendo em aquários de grandes volumes este tempo deve ser superior.

Periodicamente deve-se ir fazendo testes para ver se tudo está bem com os valores da água, tais como PH, Amónia, Nitratos, entre outros.

Depois do tempo do ciclo terminar pode começar a colocar os seus primeiros habitantes devendo começar pelas espécies mais resistentes e nunca colocar muitos habitantes de uma só vez. Eu costumo colocar apenas três novos habitantes de cada vez e com espaçamentos de pelo menos duas semanas para verificar se tudo continua bem e se não existe nenhum desequilíbrio no eco sistema.

Logo de inicio deve-se dar inicio á rotina da troca de água parcial, devendo esta troca ser de pelo menos 10% a 30% da capacidade total do aquário a cada uma ou duas semanas, devendo dar-se preferência a trocas mais pequenas com mais frequência, e como já li em algum lado, “é impossível fazer trocas de água em excesso.”

Aqui ficam os traços gerais de como iniciar um aquário, não deixo de aconselhar muita leitura prévia antes de iniciar para que depois não venha a ter decepções e chegar até mesmo a desistir.

Só me resta desejar boa sorte para o seu novo aquário e que seja bem-vindo(a) a este hobby maravilhoso que é a áquariofilia.

AquaScalare