Azul Verde / Blue Green / Cyanobacteria

Apesar de muitas vezes ser chamada pelos aquariofilistas de algas, a Cyanobacteria (BGA) é na verdade tipo uma gosma que cobre facilmente todo o seu aquário, tanto plantas, objectos como o areão, em suma tudo pode ficar coberto por elas. A BGA é na maior parte das vezes identificada pelo seu cheiro característico a terra quando a retiramos do aquário. Visto ser uma bactéria fixadora de nitrogénio, ela esgota com facilidade todo o azoto que exista na coluna de água.
Causas:
- Nitratos baixos – normalmente aparece quando todo o Azoto / Nitrato foi removido da coluna de água. Embora esta situação seja uma situação de disparo para o seu aparecimento, as próprias bactérias depois ajudam a concluir o processo de inexistência.
- Valores orgânicos altos – muita carga orgânica ou excesso de alimentação podem originar o seu aparecimento
- Lâmpadas muito antigas - por vezes com lâmpadas muito antigas o espectro de luz utilizado pelas plantas já não está presente o que as faz perder a batalha contra a bactérias.
- Pouca circulação da água – a circulação da água dentro do aquário é fundamental, para que não existam pontos “mortos”, de forma a não criar excesso de nutrientes num certo ponto. Em aquários plantados é mesmo necessária a boa circulação para que os nutrientes cheguem a todas as plantas.
Tratamento:
- Nitratos – Aumentar a fertilização com Nitratos até a concentração atinja aproximadamente os 5ppm.
- Colocar plantas de crescimento rápido – Plantas pouco exigentes e de crescimento rápido ajudam a lutar contra o excesso de nutrientes.
- Chamado “apagão” – Deixar o aquário completamente ás escuras, se possível cobri-lo mesmo de forma a não existir qualquer luz no seu interior pelo menos por um período de 24 a 36 horas. Não alimentar os peixes neste período.
- Excel / H2o2 – Usar com uma seringa directamente nas zonas mais afectadas
- Mudas de água – Mudar diariamente 20% a 30% para reduzirem a quantidade de nutrientes existentes na Coluna de água.
A equipa
AquaScalare